quinta-feira, 20 de junho de 2013

História de Justinópolis


            Justinópolis é assim chamado desde a criação do município de Ribeirão das neves, em 1953, por causa de um próspero agricultor, Antônio Justino Rocha, que doou terras para construção da igreja de N. Srª. da Piedade, da escola estadual Prof. Guerino Casa Santa e do Cemitério Municipal. Antes da criação do município, o distrito era chamado de Campanhã. O Distrito é corresponde a 51% de toda a população do município, tendo seu centro econômico localizado no bairro do Lagoinha, divisa com Belo Horizonte.
            As Terras que correspondem atualmente a Justinópolis são consideradas distrito desde 30 de Agosto de 1911. Após a abertura do presídio na sede do município em 1938, iniciou-se o crescimento de Justinópolis. Devido à este crescimento, houve duas tentativas de emancipação política do distrito, em 1988 e 1992, ambas fracassadas, porém discussões recentes reanimam essa vontade de emancipação.
            Em 1911, com a criação do município de Contagem, Campanhã passou a constituir um dos seus distritos, já em 1938 passou a fazer parte do município de Betim, sendo incorporado a partir de 1943 ao município de Pedro Leopoldo. Com a criação do município de Ribeirão das Neves em 1953, Campanhã passa a pertencer ao município como distrito, sendo renome como Justinópolis.